Com 2.600 colaboradores de 100 nacionalidades diferentes, a AFP fornece conteúdos em seis idiomas - português, francês, inglês, alemão, espanhol e árabe - em texto, foto, vídeo, animação e áudio.
Seus principais clientes são os meios de comunicação de todo o mundo, mas também empresas, instituições e plataformas digitais. Sua principal fonte de receita provém de assinaturas dos serviços fornecidos, e também de financiamento governamental, como parte de sua missão de interesse público.
A AFP dispõe de quatro grandes atributos:
- A densidade da sua rede global. Implantada em 150 países, incluindo locais remotos, onde outras agências e veículos não estão presentes, esta rede permite à AFP oferecer aos seus clientes uma cobertura noticiosa abrangente e uma grande variedade de assuntos. Esta forte presença local permite uma maior diversidade de fontes, para além das oficiais. A marca registrada do jornalismo da AFP é o aspecto humanizado de suas reportagens.
- Produção multimídia de alta qualidade. A AFP, reconhecida mundialmente por suas fotos e matérias em texto, conquistou em poucos anos a notoriedade da sua produção de vídeos, cuja excelência é atestada pela expansão constante de seu portfolio de clientes e prêmios internacionais. As imagens, fonte fundamental para as notícias, representam agora metade do faturamento da agência, e as transmissões ao vivo (cerca de 1800 por mês) estão entre os serviços mais procurados.
- Garantia de independência. A AFP é regida por um estatuto que visa garantir a sua total independência. Está sujeita ao direito comercial, e tem a particularidade de não ter acionistas, o que a blinda contra qualquer influência. O seu órgão de decisão é um conselho de administração com 18 membros, composto por representantes dos seus clientes dos meios de comunicação e departamentos governamentais, personalidades competentes e representantes internos. O conselho superior da Agência pode ser acionado para qualquer problema que afete a sua independência.
Por fim, a liderança global na luta contra a desinformação. Com uma rede internacional de 150 checadores, espalhados pelos cinco continentes, a AFP é líder mundial em verificação de notícias. Estes jornalistas especializados trabalham diariamente na identificação de conteúdos de desinformação disseminados nas redes e no esclarecimento dos fatos. Neste caso particular, a AFP dirige-se diretamente aos leitores digitais (em português, por exemplo, checamos.afp.com) e trabalha em 26 idiomas. Também fornece acesso gratuito a cursos de jornalismo digital para profissionais de todo o mundo.
Fundada em agosto de 1944 e herdeira da agência Havas, a AFP pretende tornar-se a agência número 1 dos meios de comunicação, tornando-se a fonte imprescindível de informação, não só pela qualidade da sua cobertura, mas também pela variedade de serviços fornecidos e pela dedicação no atendimento às suas necessidades.