AFP ganha o prêmio de migração da SIP
A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) anunciou os vencedores dos prêmios de Excelência Jornalística 2024.
A reportagem multimídia da AFP “Não há nada impossível. A odisseia de um migrante venezuelano aos Estados Unidos” ganhou o prêmio na categoria JORNALISMO SOBRE MIGRAÇÃO “CLAUDIO PAOLILLO”.
A SIP premiou esta produção multimídia, realizada em 2023, “por abordar, com maestria no uso dos recursos jornalísticos, um tema tão atual. O trabalho mostra o lado humano da catástrofe venezuelana, que impacta toda a América Latina”.
Esta é a primeira vez que a SIP concede um prêmio nessa categoria.
Nesta reportagem multimídia, um migrante venezuelano, Marcel Maldonado, dá rosto ao desastre humanitário da crise migratória nas Américas. Cerca de 15 jornalistas de vídeo, foto e texto da Venezuela, América Central, México e Estados Unidos acompanharam, em revezamento, sua jornada de dois meses com sua esposa e filho, apoiado em uma bengala devido à prótese em sua perna direita, amputada em um acidente.
Através do relato de sua viagem de 4.300 km por nove países, até sua chegada à Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a reportagem aborda a dura realidade do meio milhão de venezuelanos, haitianos, equatorianos, asiáticos ou africanos que, na esperança de um futuro melhor, cruzaram em 2023 a selva do Darién, o "inferno dos migrantes", localizada na fronteira entre a Colômbia e o Panamá.
A equipe responsável pela reportagem foi composta por:
- Vídeo: Iván Pisarenko, José Osorio, Rudy Quiroz, Alberto Peña, Orlando Sierra, François Picard e Bastien Inzaurralde.
- Foto: Iván Pisarenko, Orlando Sierra, Víctor Mendiola, Ezequiel Becerra, Oswaldo Rivas, Federico Parra, Bastien Inzaurralde.
- Redatores: Alexander Martínez, Moisés Avila, Francisco Jara, Margioni Bermúdez.
A cerimônia de entrega dos Prêmios SIP de Excelência Jornalística 2024 será realizada durante a 80ª Assembleia Geral da SIP, de 17 a 20 de outubro em Córdoba, Argentina.