AFP ganha Prêmio Petrobras de Jornalismo
A AFP ganhou ontem, dia 27 de novembro de 2019, seu primeiro Prêmio Petrobras de Jornalismo na categoria « Sustentabilidade » com o projeto multimídia “Balas Perdidas”, produzido pela equipe de jornalistas do escritório carioca, com contribuição do departamento de Infografia e Inovação, baseado em Paris.
Em sua quinta edição, o Prêmio Petrobras de Jornalismo é um dos mais prestigiosos prêmios da imprensa brasileira e reconhece os “profissionais que contam histórias que ajudam a compreender o nosso tempo”.
Este ano, 2.159 reportagens concorreram nas 12 categorias do Prêmio.
O módulo interativo “Balas Perdidas”, disponível em português, espanhol, inglês e francês, deu voz a pais, mães e irmãos de brasileiros, muitas vezes crianças, que perderam suas vidas vítimas de balas perdidas durantes enfrentamentos entre policiais e narcotraficantes, uma triste rotina das favelas do Rio de Janeiro.
Nas últimas semanas “Balas Perdidas” foi finalista no Prêmio Gabo, o mais prestigiado pela imprensa latino-americana, e do Prêmio da Wan-Ifra, na categoria “Melhor Visualização de Dados”.