Fotógrafos afegãos vencem concurso Shah Marai da AFP
Três fotógrafos afegãos, ganhadores da primeira edição do concurso de fotografia Shah Marai, lançado pela AFP em memória de seu fotógrafo em Cabul que morreu há uma no em um atentado suicida, receberam seu prêmionesta sexta-feira em Paris.
O primeiro prêmio foi dado a Farshad Usyan, de 26 anos, fotógrafo independente nativo de Mazar-i-Sharif (norte do Afeganistão) e colaborador da AFP, por uma série de 15 fotografias intitulada "O Pacifista", em que retratou uma mulher motorista de táxi no Afeganistão ou uma urna de votação para a eleição presidencial transportada por um burro através das montanhas.
"Quando comecei a fotografar, eu não sabia nada de câmaras profissionais, nem sabia como ligá-las e hoje estou aqui e sou o ganhador deste prêmio", disse com um grande sorriso, durante a cerimônia de entrega de prêmios do concurso de fotografia Shah Marai, chamado "Meu Afeganistão", na sede da AFP em Paris.
O segundo lugar ficou para Hoshang Hashimi, de 30 anos, originário de Herat (oeste do Afeganistão).
Mohammad Anwar Danishyar, de 21 anos, levou o terceiro lugar.
Shah Marai, de 41 anos, e outros oito jornalistas morreram em abril de 2018 em Cabul, durante uma segunda explosão que aconteceu quando dirigiam para um local onde havia tido um atentado.