Seis nomeações para a AFP no World Press Photo
O fotógrafo da AFP, Yasuyoshi Chiba, de Nairóbi, foi nomeado tanto na categoria “World Press Photo of the Year” como na categoria “General News – Singles” pela sua imagem de um jovem recitando um poema durante os protestos no Sudão.
Nicolas Asfouri, fotógrafo da AFP em Pequim, foi nomeado na categoria de “World Press Photo Story of the Yea” - um novo prêmio introduzido em 2019 - por suas fotos de manifestações pró-democracia em Hong Kong. Asfouri também foi nomeado na categoria de “General News”.
Uma foto tirada pelo fotógrafo Sean Davey para a AFP de garotas brincando em um centro de evacuação durante os incêndios na Austrália foi indicada na categoria “Contemporary Issues – Singles”..
Oli Scarff, de origem britânica, foi nomeado na categoria “Sports-Singles” por sua foto de milhares de torcedores do Liverpool durante o desfile após a vitória da Liga dos Campeões.
Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia em Amsterdã no dia 16 de abril.
Os juízes escolheram os 44 candidatos de um total de 74 mil fotos enviadas por 4 mil fotógrafos de todo o mundo, disseram os organizadores.
Os outros nomeados para o prêmio World Press Photo of the Year incluem uma imagem de uma mulher de luto após a queda do voo 302 da Ethiopian Airlines, tirada por um fotógrafo da agência de notícias Associated Press, e uma fotografia de manifestações antigoverno por um fotógrafo da agência de notícias alemã DPA.
No ano passado, o fotógrafo Getty John Moore ganhou o prêmio principal por sua foto assombrosa de uma menina hondurenha chorando enquanto ela e sua mãe eram levadas sob custódia pelas autoridades fronteiriças americanas.